terça-feira, 12 de novembro de 2013

Novembro azul

Veja quais os alimentos mais indicados para prevenção do câncer de próstata.


                                                 Gelatina uma grande aliada.




No Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, depois do câncer de pele. Em valores é o sexto tipo recorrente no mundo. Os dados são do Inca (Instituto Nacional do Câncer).
No mês passado tivemos o Outubro Rosa, campanha de conscientização dirigida principalmente às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Este mês estamos no Novembro Azul, a mesma campanha, mas agora dirigida aos homens mostrando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas. Durante todo este mês de novembro, os homens podem procurar a Unidade Básica de Saúde do seu bairro para agendar o exame, sem a necessidade de passar com o médico antes!
E por falar em câncer, de uma maneira geral, alguns alimentos e técnicas de preparo podem favorecer o aparecimento ou aumento desta doença. Que tal mudar alguns hábitos e quem sabe, prevenir este mal? Lembre-se que qualquer mudança de atitude requer um tempo para trazer os benefícios, e a constância do hábito, pode favorecer o aumento ou a sua diminuição. O nosso corpo precisa de um tempo para mudar junto com estes novos hábitos, ok?
Bom, vamos voltar a falar daqueles alimentos que são tão ruins para a saúde, que favorecem não só o desenvolvimento de câncer, como também outras doenças e problemas de saúde. Alguns tipos de alimentos, se consumidos regularmente durante longos períodos de tempo, podem ajudar o ambiente que uma célula cancerosa precisa para crescer, se multiplicar e.... evoluir. Seria melhor evitá-los ou pelo menos ingeri-los com moderação. Os perigos sempre estão naqueles alimentos, velhos conhecidos em nos trazer problemas como seja aquela gordurinha a mais, calorias extras, aumento do colesterol e claro, multiplicação desordenada das células, como câncer.
SEMPRE EVITE: os alimentos ricos em gorduras como carnes vermelhas, frituras, molhos com maionese, leite integral, bacon, presuntos, salsichas, lingüiças, mortadela. Alimentos com nitritos e nitratos (substâncias que são usadas para conservar alguns tipos de alimentos) como picles, salsichas e outros embutidos e alguns tipos de enlatados. Os defumados e churrascos são impregnados pelo alcatrão (que é formado pela fumaça do carvão, o mesmo encontrado na fumaça do cigarro) e que tem ação carcinogênica conhecida.
Os alimentos conservados no sal, como carne-de-sol, charque e bacalhau salgado, também estão relacionados ao desenvolvimento de câncer.
E como preparar os alimentos?
O tipo de preparo do alimento também pode influenciar no risco de câncer. Tente adicionar menos sal na hora de fazer a comida, aumentando o uso de temperos como azeite, alho, cebola e salsa (já falado na matéria da semana passada). Quando for fritar, grelhar ou preparar carnes na brasa, o velho e bom churrasquinho de fim de semana, neste momento podem ser criados compostos que aumentam o risco de desenvolver câncer, principalmente de estômago. A alternativa é utilizar métodos de cozimento que usam baixas temperaturas como cozinhar a vapor, ferver, preparar alimentos ensopados, cozidos ou assados. Por exemplo: Vamos pensar em ovo. Evite ovo frito mesmo que sem óleo na frigideira. Prefira os cozidos ou pochês!
SEMPRE PREFIRA: Lembram da matéria sobre as barrinhas de cereais? Então, a ingestão de alimentos com mais calorias, mas com bastante fibras, todos os dias, é melhor que uma alimentação pobre em fibras, com altos teores de gorduras e altos níveis calóricos (hambúrguer, batata frita, bacon etc.). Fibras sempre, de barrinhas, frutas, verduras, legumes. A falta de fibras, mesmo em uma alimentação com baixa quantidade de gordura, está relacionada ao desenvolvimento do câncer, possivelmente porque, sem consumir fibras, o ritmo intestinal desacelera, expõe o intestino aos agentes cancerígenos por mais tempo.
Os grãos e cereais são excelentes fontes de proteína e precisam estar na mesa de todos sempre, mas preste atenção no armazenamento deles. Se armazenados em locais úmidos, por exemplo, podem ser contaminados por um fungo que produz a aflatoxina, substância cancerígena. Os amendoins são campeões nesta substância!!!!!
Conclusão
Algumas mudanças nos nossos hábitos alimentares podem nos ajudar a reduzir os riscos de desenvolvermos câncer. A adoção de uma alimentação saudável contribui não só para a prevenção do câncer, mas também de doenças cardíacas, obesidade e outras enfermidades crônicas como diabetes.
Frutas, verduras, legumes e cereais integrais contêm nutrientes, tais como vitaminas, fibras e outros compostos, que auxiliam as defesas naturais do corpo a destruírem os carcinógenos antes que eles causem sérios danos às células. Esses tipos de alimentos também podem bloquear ou reverter os estágios iniciais do processo de carcinogênese e, portanto, devem ser consumidos com freqüência. Hoje já está estabelecido que uma alimentação rica nesses alimentos ajuda a diminuir o risco de câncer.
Preste atenção: A tendência cada vez maior da ingestão de vitaminas em comprimidos não substitui uma boa alimentação. Os nutrientes que protegem só funcionam se foram dos alimentos, o uso de vitaminas e outros nutrientes isolados na forma de suplementos não são recomendáveis para prevenção do câncer ou qualquer outra doença.
Mesmo que a gente consuma bastante frutas e verduras, o consumo de alimentação pronta ou semi-ponta, tipo congelada, não é a melhor escolhe. Uma vez ou outra tudo bem, mas o fato de estarmos cada vez mais, sem tempo e sozinhos, o recurso dos congelados existe sempre. E o sempre é que vai dar ou tirar a saúde.
Arroz e feijão, sempre será uma excelente opção. Muitas fibras e ferro ajudam na resistência do corpo em qualquer situação, prevenindo o câncer, durante o tratamento e para se recuperar dele.
Evite os sucos artificiais, mesmo os que dizem ser naturais, evite sempre. A alta concentração de açúcar deles é a parte ruim da história. Suco natural, só o que você faz na sua casa!
A grande aliada: gelatina
Saborosa, refrescante, hipocalórica, ajuda a combater aquela vontade aguda por doces e guloseimas e ainda, de baixo custo e fácil preparação. Sim, a gelatina é tudo isso. Mas se engana quem pensa que ela deve estar inserida apenas no cardápio das pessoas preocupadas com os ponteiros da balança. Na verdade, os benefícios dessa delícia são bem maiores do que possam imaginar. A gelatina é composta praticamente de proteínas e nove tipos de aminoácidos essenciais para nós.
Os pacientes em tratamento de câncer normalmente sofrem lesões no aparelho digestivo que provocam dores ao ingerirem alimentos sólidos. A gelatina tem capacidade nutritiva e refrescante e é de fácil aceitação por pessoas de qualquer idade. Se consumida regularmente, ela ajuda também naquelas horas de comer um docinho. Baixam os níveis de colesterol no sangue, triglicérides e controla a glicemia. Por ser rica em proteína, ela fortalece os ossos e previne o organismo de doenças como a osteoporose. Ela promove também uma maior resistência física aos esportistas de fim de semana!
O ideal é ingerir gelatina todos os dias. Faça assim: prepare o sabor que você prefere de acordo com o fabricante e consuma, em dois dias. É uma quantidade bacana e suficiente. Pode consumir pura ou bater uma colher (sopa) de gelatina em pó no liquidificador com um pote de iogurte.
*Daniela Meira é nutricionista e produtora de culinária do programa Mais Você. Para saber mais receitas e outras dicas de alimentação, conheça o blog Informações à Mesa (http://danielameira.blogspot.com)

Nenhum comentário: