segunda-feira, 11 de novembro de 2013

DICA DO DIA ... SEGUNDA-FEIRA 11/11/2013.

Boa tarde pessoal...Vamos começar a semana com dicas do que vocês podem e não podem fazer para uma maior higienização da sua casa.
As vezes temos alguns hábitos de usar produtos que na verdade não servem para limpar algumas partes da casa.
Hoje vamos dar dicas de que usar e onde usar para uma maior higienização de alguns ambientes.
E também alertar o que não deve ser usado...OK?!
Então vamos ao que interessa.


Maus hábitos de limpeza da casa podem comprometer saúde dos moradores.

Limpeza exige conhecimento, método e planejamento. As pessoas costumam cometer erros graves com a intenção de deixar a casa o mais limpa possível, que comprometem a saúde da família e ainda danificam seus móveis, eletrodomésticos e revestimentos.

Limpar o microondas ou as prateleiras da geladeira com desinfetante, espalhar o pó no ambiente com a vassoura ou ainda tentar dar brilho no piso com cera, além de danificar móveis e revestimentos, são exemplos de hábitos nocivos à saúde, segundo o especialista em limpeza da House Shine, Osvaldo Logo.

Renite, alergias, resfriados, inflamações, dermatites, dores de cabeça. Estes são alguns dos problemas causados pelo contato com a poeira ou com agentes químicos, presentes em desinfetantes, desengordurantes, detergentes, removedores etc. Não é à toa que produtos de limpeza trazem nas embalagens orientações do tipo evite contato com a pele, não inale, não ingira, lave as mãos após o uso.

A seguir, confira os erros mais comuns em cada ambiente:

 Cozinha

Micro-ondas, interior da geladeira e bancadas de manipulação de alimentos são exemplos de locais na cozinha que costumam ser limpos com produtos multiuso. O correto é usar apenas detergente neutro e em pequena quantidade, diluído em água. Se for necessário usar uma quantidade maior, deve-se fazer a retirada com pano úmido. Desinfetantes e álcool irão danificar os revestimentos com o tempo.

 Sala

Um dos maiores enganos na limpeza de salas e quartos é a utilização de ceras e removedores nos pisos. Laminados, porcelanatos, pisos vinílicos, carpetes de madeira são revestimentos que já possuem um acabamento de fábrica e por isso dispensam produtos para dar brilho, o que pode ser realizado apenas com o uso de um tecido correto e seco para lustrar. O uso de ceras e removedores favorece que os pisos escureçam com o tempo, pois permite que a poeira grude nas superfícies. Com isso, o efeito momentâneo de brilho passa em pouco tempo deixando apenas uma película de produto impregnado com poeira.

 Quartos

Especialmente em se tratando de quartos de crianças e idosos, que têm a saúde mais frágil e normalmente são mais suscetíveis a alergias e problemas respiratórios, o uso de agentes químicos deve sempre ser evitado. Após o uso do aspirador de pó, o pano úmido antibacteriano é suficiente para limpar pisos e móveis. A parte interna de guarda-roupas e gaveteiros também deve ser limpa periodicamente. Se for necessário limpar manchas com detergentes ou outro tipo de produto, deve-se sempre passar o pano úmido ao final do processo.

 Banheiros

Cultivar o hábito de dar descarga com a tampa da privada fechada já é o primeiro passo para diminuir o nível de bactérias no ambiente. Um erro comum em relação a banheiros é utilizar água demasiadamente. Muitas pessoas tem o hábito de deixar o banheiro “de molho” com água sanitária para matar fungos e bactérias, sendo que o ideal é manter o local o mais seco possível. Outro ponto é que o uso de cloro ou água sanitária mata bactérias momentaneamente. Os desinfetantes sim têm efeito prolongado, preservando o ambiente por até 24 horas. Pode-se utilizar cloro apenas uma vez por mês, com o intuito de clarear rejuntes. O uso contínuo promove a oxidação dos materiais.

Fonte: EM

Nenhum comentário: