domingo, 29 de junho de 2014

ESFIHA PRATICA.

                                                               Olá pessoal!!! 

O jantar nesta noite de domingo aqui em casa foi,esfihas ... Hummmmm,delícia!!
Esta receita é simples,pouco ingredientes e o recheio fica por conta do gosto de cada um,aqui em casa os mais pedidos são carne moída e calabresa ralada.
Espero que gostem da receita!!
Vamos a ela então...




Ingredientes:

01 pacote de fermento biológico seco(10g)
01 colher de sopa de açúcar
01 colher de chá de sal
05 c0lheres de sopa de óleo
01 xícara de chá de água morna ou leite morno
Farinha de trigo até dar o ponto ou mais ou menos 03 xícaras de chá.
01 gema para pincelar(opcional)

Preparo:

Misture o fermento,o açúcar,o sal,acrescente o óleo e a água ou leite morno,agora pode ir acrescentando a farinha de trigo aos poucos,até o ponto da massa soltar das mãos,sove bem a massa.
Faça bolinhas do tamanho que desejar,cubra com um pano limpo e deixe crescer por uns 30 minutos.
Abra a massa com auxilio de um rolo,coloque o recheio de sua preferência,feche bem as laterais,coloque em forma untada,pincele a gema se quiser e asse em forno pré aquecido por 30 minutos a 200 cº,ou até dourar.

Dicas da Mônica:

Eu optei por colocar na massa o leite morno,pois a massa fica mais macia,também tem a opção de colocar o leite em pó que ficará ainda melhor.
Outra dica,é que eu modifiquei o fermento,usei o fermento biológico seco(o de pacotinho),mas a receita original manda usar uma colher de sopa de fermento biológico e aí sim misturar o açúcar e o sal até formar uma calda,depois acrescentar o óleo e o leite ou água morna.
Mais uma dica que gostaria de passar a vocês é sobre o recheio;aqui em casa a preferência de recheio é de carne moída  e calabresa moída.Eu refogo a carne moída como se fosse pra pastel...Óleo,cebola picadinha,alho,caldo de carne e claro a carne moída,deixo dourar e ainda coloco um pouco de shoyu para dar um sabor especial,depois de refogada e fria acrescento um pouco de requeijão ou catupiry para dar liga e não ficar toda solta como a carne de pastel.
No caso da calabresa,eu passo a calabresa em um processador para deixar raladinha(Obs: Compre uma calabresa de boa qualidade,não muito gorda,pois tem algumas marcas que na verdade não ficam raladinhas e sim pastosa de tanta gordura que tem).Depois de ralada acrescento também um pouco de requeijão cremoso ou catupiry para dar liga e se quiserem podem acrescentar um pouco de orégano em ambos recheios,pois dá um sabor muito bom.
E a outra opção mais fácil é rechear de presunto,queijo,tomate picado sem sementes e orégano...Também fica muito bom!!!
O tamanho da esfiha também depende do gosto de cada um,eu fiz esfihas maiores,pois era para nossa janta,rendeu 12 esfihas do tamanho que está nas fotos,mas se fizerem menores com certeza renderá de 20 a 22 unidades.
A ultima dica é que não precisa pincelar a gema,aqui em casa eu não passo a gema apenas deixo dourar a massa e fica muito bom,mas aí depende do gosto de cada um.
Espero que gostem da receita,pois a massa fica muito fofa e saborosa,vale a pena vocês experimentarem.
Bom apetite a todos e uma ótima semana!!!
Beijos...

Foto da esfiha de carne por dentro...



Foto da esfiha de calabresa por dentro...


Fonte:Receitas que mais gosto ,toques de decorações e variedades.
Facebook: https://www.facebook.com/receitasquemaisgostoetoquesdedecoracao2013?ref_type=bookmark