quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Geléia de Pitanga

                                                        BOA TARDE A TODOS!!!

HOJE VAMOS COMEÇAR COM UMA RECEITA QUE EU ADORO...GELÉIA!!!

ADORO GELÉIAS PARA COMER COM UMA TORRADINHA NO CAFÉ DA TARDE OU MESMO PARA COLOCAR EM CIMA DE UM DELICIOSO BOLO SIMPLES,DAQUELES QUE FAZEMOS PARA ACOMPANHAR UM CAFEZINHO.


ESSA RECEITA É DO BLOG(TEXTO E FOTOS)-  Vila do Artesão - Blog de Artesanato Decoração Dicas Passo a Passo Técnicas Reciclagem.


Hoje vou mostrar pra vocês como eu preparo a geléia de pitanga para o nosso gosto aqui de casa. Como somos apenas dois, não costumo preparar grandes quantidades, apenas o suficiente para um consumo em breve período. Por isso simplifico minha receita.
Se você quiser fazer quantidades maiores é só seguir as dicas do texto e tomar cuidado extra com a colocação nos potes de vidro. Ficam as dicas para quem também tem um pé desses no jardim e pra quem gosta de guardar o sabor da fruta por algum tempo mais na geladeira.



                              Geléia de Pitanga



                             Comece separando e lavando bem as suas pitangas.
                       Retire aqueles cabinhos que ficam na parte de baixo das frutas.

Eu utilizo o açúcar cristal em minha receita, na proporção de 3/4 de parte de açúcar para cada parte de fruta.
Coloque tudo em sua panela e leve ao fogo baixo. Adicione meia xícara de água ou proporção, apenas para iniciar o cozimento. A própria fruta vai soltar bastante suco.

Deixe levantar a fervura e mexa delicadamente, sem esmagar as frutinhas.


Em poucos minutos de fervura, a polpa vai começar a soltar sozinha das sementes. Quando elas começarem a aparecer, remova com uma colher.
Cuide para não machucar as sementes durante essa etapa, para que sua geléia não amargue, e certifique-se que retirou todas.


Agora temos somente a polpa sem as sementes e vamos deixar apurar até que ela adquira um aspecto gelatinoso, típico da geléia. Levará uns 40 minutos em fogo baixo.
A geléia de pitanga chega no ponto facilmente, mas uma casca de maçã ajuda a acelerar essa etapa. Fica mais essa dica. É só colocar durante o cozimento e retirar assim que desligar o fogo.
Se você for preparar grandes quantidades para muitos potes, adicione algumas gotas de limão. O limão funcionará como um conservante natural.

Minha geléia reduziu e chegou no ponto que gostamos.
 Agora vou esperar esfriar um pouco antes de colocar nos potes de vidro.
Não se preocupe com a espuma, que vai desaparecer 
quando a geléia estiver mais fria.

Aqui em casa gostamos da textura da polpa da fruta mais pedaçuda, assim eu guardo a minha geléia desse modo. Se você prefere uma geléia mais lisa, passe toda a mistura por uma peneira antes de guardar nos potes.

Pra guardar nos potes lembre de esteriliza-los antes, e se for guardar sua geléia por um tempo prolongado, não esqueça de fecha-los hermeticamente, fervendo os vidros com o conteúdo dentro, para criar o vácuo.
Como nós consumimos rapidinho nossa geléia, mal ela esfriou na geladeira, já veio fazer companhia para uma fatia de bolo, um jeitinho bem gostoso de saborea-la.


Use também em cheesecakes e em seus recheios de rocambole e panquecas. Hummmmm, fica perfeito e muito perfumado!!!





Nenhum comentário: