quarta-feira, 16 de outubro de 2013

DICA DO DIA...QUARTA-FEIRA 16/10/2013.

                 suco verde.

                   Bebida com alto poder diurético é a preferida dos famosos.

Famoso entre os ricos e poderosos, o suco verde ganhou destaque em todo o mundo. E não é pra menos. Ele possui efeito diurético, é desintoxicante e ainda queima calorias, combinação ideal para quem quer eliminar alguns quilinhos. Ficar com a pele lisinha, ter mais disposição logo de manhã e intestino funcionando como um relógio, alivio da prisão de ventre, melhora na digestão... Isso é ou não é o sonho de qualquer um, hoje em dia? E de quebra, este suco ainda tem função antioxidante.
(Obs.: O termo antioxidante é utilizado para denominar a função de proteção celular contra os efeitos danosos dos radicais livres).
E para conseguir tudo isso bastam 300 ml de suco, em jejum, todos os dias.
No país das frutas, legumes e verduras frescos, o que você está esperando? Ah, e se você conseguir compre esses alimentos orgânicos, ta?!

Veja algumas receitas:
Suco 1
2 folhas de couve com talo

1 kiwi descascado
1 maçã verde com casca e sem sementes
1 pepino com casca e com semente
100 ml de água (ou água de coco)

Suco 2
2 limões
1 maçã verde
1 maço de agrião
1 talo de salsão com as folhas
1 cenoura com casca (bem lavada)
100 ml de água (ou água de coco)
Suco 3
1 pedaço com 4 cm de gengibre (sem casca)
5 morangos
½ maço de espinafre (folhas e talo crus)
1 talo de salsão com as folhas
100 ml de água (ou água de coco)
Modo de preparo para as três sugestões de suco:
Bata no liquidificador e adoce com mel. Também pode ser coado ou consumido naturalmente com os gomos, peles e sementes.
DICAS
Para fazer os sucos verde, use sua imaginação e os legumes, frutas e verduras que gostar mais, mas tenha o cuidado para que estejam fresquinhos, especialmente as folhas (quanto mais verdinhas e firmes, melhor) e, se possível, que tenham sido cultivados sem agrotóxicos para facilitar a desintoxicação do organismo.
Uma coisa bacana é variar os ingredientes para não cansar o paladar e não exagere na quantidade de ingredientes. Em vez de misturar muitos ingredientes de uma só vez, é melhor variá-los a cada dia. Isso evita que o suco fique calórico, pesado e com gosto forte. Sempre dá certo assim. Claro, unindo a doçura de alguns legumes (cenoura e beterraba, sempre são bem-vindos), frutas do dia-a-dia como maçã, pera, abacaxi e melancia. Como líquido para bater no liquidificador, você pode variar com água de coco (a natural é sempre a melhor), suco de laranja, água mesmo, ou até chá. Escolha o sabor que gosta mais. Frutas como banana e abacate podem até ser bem-vindos, mas o suco ficará mais para creme do que para beber.
A água-de-coco é super rica em nutrientes, refrescante e combina com frutas, legumes, ervas.
Se quiser incorporar mais fibras, pode aproveitar a onda da chia ou da linhaça, mas lembre-se de hidratá-las antes, por uns 30 minutos, para incorporarem melhor no suco. Além disso são ricas em ômega 3 - ácido graxo com o poder de desinflamar o organismo. Boas em fibras, elas também ajudam a aumentar a sensação de saciedade. A quinua em flocos, o óleo de coco e as farinhas de coco, banana verde e maracujá são outras opções, com proteína ou gordura do bem, para amenizar a fome.
Frutas
A ideia é mudar as frutas todos os dias. Não precisa ir à feira e comprar um monte de frutas. Bastam 7 por semana, se você estiver fazendo o suco só para você. Uma pera, 1 maçã, 1 melão (pode ser usado umas 4 vezes), alguns morangos, 1 abacaxi (pode ser usado umas 6 vezes), 2 laranjas ou até ameixa e damasco secos são muito bem-vindos. Varie de acordo com o que você mais gosta! A maçã, mesmo a verde, além de doce tem pectina na casca e que varre as toxinas do organismo. As frutas (amora, morango, cereja, ameixa), são ricas em antioxidantes, ou seja, grandes aliadas da pele lisinha. O Abacaxi, o melão e a pera têm vitaminas A, C e as do complexo B (importantes para o sistema imune e o metabolismo) e são frutas diuréticas. E o abacaxi ainda tem uma proteína, a bromelina, que atua principalmente na digestão. A água de coco repõe minerais e o limão favorece a absorção de ferro presente nos outros ingredientes.
Folhas
Vale espinafre, alface, agrião, rúcula ou a famosa couve. Folhas com tons verde-escuro são as mais indicadas pois possuem enorme fonte de minerais como cálcio, magnésio, fósforo, potássio, vitaminas diversas, aminoácidos, enzimas. Não se esqueça das ervas frescas como hortelã, manjericão e até as folhas de sálvia sempre deixam o suco mais refrescante. Mas não abuse! Algumas folhinhas já fazem a maior diferença. Outra coisa, não deixe de incluir, pelo menos duas vezes por semana, um punhado de salsinha no suco. Escolha o que mais combina com esta erva.
Legumes
Cenoura, beterraba deixam o suco mais docinho e a batata yacon pode trazer textura, melhorar sua imunidade e controle glicêmico. Ah, se tiver, acrescente 1 castanha do pará, ou duas amêndoas ou nozes. A casca do é fonte de fibras, potássio e outras substâncias aliadas da pele, do cabelo e das unhas. Não esqueça do aipo (diurético) e da abóbora (antioxidante).
Raízes
Assim como a beterraba e a cenoura têm fibras, de quebra são ricas em betacaroteno e vitaminas C e E, mas não exagere, lembre-se que estes legumes possuem naturalmente doses maiores de açúcar. O inhame, famoso em época de dengue (!) é um excelente anti-inflamatório e reduz o acúmulo de gordurinhas. A batata-doce possui potássio que ajuda a equilibrar o nível de açúcar no sangue e o gengibre, que também é digestivo e acelera o metabolismo. Ele é sempre bem-vindo mas deve ser usado com cautela pois pode deixar seu suco bem refrescante ou muito picante.
Talos
Uma coisa bacana é usar algumas partes dos talos de legumes ou ervas, que normalmente você jogaria fora. Aproveite no suco!
*Daniela Meira é nutricionista e produtora de culinária do programa Mais Você. Para saber mais receitas e outras dicas de alimentação, conheça o blog Informações à Mesa (http://danielameira.blogspot.com)

Nenhum comentário: