sexta-feira, 29 de novembro de 2013

DICA DO DIA...SEXTA-FEIRA DIA 29/11/2013.

                   

            CONSUMO CONSCIENTE

             As utilidades do óleo de cozinha usado





O sabão feito com óleo de cozinha é biodegradável? O que é possível fazer para reaproveitar aquele óleo que já não serve mais para fritura? Essas são as dúvidas das leitoras Bruna e da Vágila Frota.
A primeira resposta é para a Bruna. O sabão caseiro é biodegradável, pois é decomposto por micro-organismos em um curto espaço de tempo. Mas atenção: o fato de ele ser biodegradável não significa que não possa causar algum dano ao ecossistema. O sabão é eliminado na água junto com a sujeira e, quando chega ao esgoto, se este não for tratado corretamente, vai para rios e lagos. Dessa maneira, ele pode se tornar um agente poluidor.
O óleo é uma matéria-prima renovável e, quando descartado de maneira incorreta, polui a água e o solo. Ele pode entupir as tubulações e, até mesmo, prejudicar o funcionamento correto das estações de tratamento. Quando vai parar em rios e lagos, ele impede a passagem do sol para a fotossíntese dos fictoplânctons e prejudica todos os seres aquáticos.
Quer saber como fazer o sabão caseiro com óleo usado? Clique aqui e confira todos os detalhes.
Agora, a resposta para a Vágila. O óleo já usado, quando reciclado, pode ter várias destinações: produção de resina para tintas, aditivo de ração para animais, sabão, detergente, glicerina e biodiesel. O biodiesel é uma alternativa de combustível e aditivos derivados de fontes renováveis, que podem ser dendê, soja, óleo de cozinha e mamona. Para a utilização do biodiesel, não é necessário nenhuma mudança nos motores movidos a diesel do petróleo. Mas, os benefícios da produção de biodiesel através do óleo de cozinha ainda vão além. Isso porque ele é constituído de energia renovável e seu carbono é neutro. Com isso, não há aumento de gás carbônico na atmosfera. É possível ajudar na produção de biodiesel de uma forma simples. Separe todo o óleo já utilizado e procure postos de coletas próximos.
Veja algumas opções:
Biodiesel em casa e nas escolas
Um projeto realizado pelo Laboratório de Desenvolvimento e Tecnologia Limpas, em parceira com a USP/RP, visa o envolvimento de toda a comunidade na produção de biodiesel. Para participar, é só guardar o óleo utilizado em garrafas plásticas e entregar em escolas ou postos. Clique aqui e veja os locais disponíveis para coleta.
Ecóleo
A Associação Brasileira para Sensibilização, Coleta e Reciclagem de Resíduos de Óleo Comestível possui pontos de coleta de óleo em todo o país. Veja aqui o mais próximo de você e evite a poluição.
Óleo Sustentável
O site foi montado pela Abiove, a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais, para conseguir recolher o óleo utilizado. Confira aqui os pontos de coleta espalhados pelo Brasil.
Curiosidade
Alunos da Universidade de Brasília (UnB) desenvolveram um método de transformar o óleo de cozinha em tinta para impressão. Clique aqui e saiba mais.
Viu como é possível utilizar o óleo de uma maneira que prejudique o meio ambiente? Pratique a reciclagem e ajude.

                              RECEITA DE SABÃO COM ÓLEO REAPROVEITÁVEL



                                           Faça sabão a partir óleo de fritura usado

As receitas a seguir foram coletadas na internet e testadas, por solicitação nossa, por uma associação de moradores de bairros em uma pequena cidade do estado de São Paulo. Ainda assim gostaríamos 
do parecer de outros leitores testando as receitas para aprovar (ou rejeitar) o resultado.

Atenção: alguns ingredientes são tóxicos ou combustíveis e não devem, em nenhuma hipótese, ser manuseados por crianças e pessoas despreparadas. O portal Setor Reciclagem não se responsabiliza pelo resultado das receitas e o uso inadequado dos ingredientes.


1) Sabão a partir de óleo de fritura usado (com breu)

Ingredientes:

-5 a 7 litros de água;
-4 litros de óleo de fritura usado;
-1/2 kg de soda;
-1/2 kg de breu.

Preparo:

- Leve ao fogo baixo uma lata c/ água, o óleo por + ou - 2 hrs, cuidado p/ não transbordar.
- Estando grosso, dissolva a soda em 1 litro de água fria e jogue lentamente na lata misturando bem.
- Moer o breu c/ um martelo e jogar de uma vez só na mistura mexendo sempre. - Deixar no fogo por + 2 hrs.
- Depois de pronto, forre uma caixa de papelão não muito grande, despeje o sabão e depois de frio, corte-o em barras.


2) Sabão a partir de óleo de fritura usado (com sebo)

Ingredientes:

- 4 litros de óleo de fritura usado (filtrado);
- 2 litros de sebo de vaca (consegue-se no açougue);
- 1 kg de soda cáustica em escamas;
- 4 litros de álcool combustível e
- 2 litros de água.

Preparo:

- Aquecer o sebo juntamente com o óleo até que o sebo derreta (não deixar muito quente); em uma bacia plástica grande, despejar a mistura óleo mais sebo e adicionar o álcool.
- Em um balde de plástico, colocar a água e despejar a soda e mexer com um pedaço de pau ou plástico até a total dissolução.
- Despejar a soda diluída na outra bacia aos poucos, mexendo sem parar até que se obtenha um ponto tipo geléia.
- Despejar em bacias plásticas retangulares e deixar esfriar.
- Quando estiver quase duro, cortar com uma faca e retirar os pedaços de sabão. deixá-los em uma caixa de papelão revestida com saco plástico por 15 dias antes de utilizá-los.

Fonte:
http://www.setorreciclagem.com.br/reciclagem-de-oleo/faca-sabao-a-partir-oleo-de-fritura-usado

Nenhum comentário: