segunda-feira, 7 de outubro de 2013

DICA DO DIA...SEGUNDA-FEIRA 07/10/2013.

A DICA DE HOJE É MAIS UM ITEM DE ALIMENTAÇÃO...VAMOS A ELA ENTÃO.




                                                 Cogumelos: sabor e nutrição juntos

Se você ainda não acrescentou cogumelos em suas receitas, você está perdendo bem mais do que sabor. Encontrados em diferentes culinárias, como a italiana e japonesa, são muito saborosos e, ainda, possuem propriedades benéficas à saúde. 

Os cogumelos vêm sendo cultivados há centenas de anos por diversas civilizações ao redor do mundo. São inúmeras as variedades, sendo elas mais consumidas em recheio de pizzas, quiches e risotos. Os cogumelos – diferente do que muitos acreditam – não são legumes, vegetais ou verduras, pertencem a família dos fungos. E para quem pensa que existem poucos tipos de cogumelos, engana-se. Existem milhares de espécies comestíveis no mundo, entre os mais conhecidos o Shiitake, Shimeji, Champignon de Paris, Portobello e Porcini – sendo este último considerado o mais “gourmet” de todos. Os Porcinis são de origem italiana e ideais para molhos, risotos e qualquer tipo de massa.

Ainda pouco consumido no Brasil, os cogumelos trazem muitos benefícios à saúde, e o melhor, com o mínimo de calorias. Para começar, eles têm três vezes mais ácido fólico – indispensável para a formação de proteínas estruturais e hemoglobina – do que o brócolis e o espinafre. Bem nutritivos, são ricos em vitaminas do complexo B, fundamentais para a saúde mental e emocional; proteínas; fósforo, que é fundamental para ossos e dentes; e fibras, que auxiliam no bom funcionamento do intestino. Tudo isso com a vantagem de conter pouca gordura. Inclusive, eles são usados em muitas dietas como auxiliadores no emagrecimento e no controle do colesterol.

Pelo fato de apresentarem altos teores de ácido fólico, os cogumelos ainda podem ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares e degenerativas como, por exemplo, o mal de Alzheimer. Também são considerados aliados em tratamentos complementares contra o câncer, hepatite, lúpus, entre outras doenças.

Com tantos benefícios à saúde, e ainda deliciosos, fica impossível resistir aos cogumelos, não é mesmo? Experimente acrescentá-los nas suas receitas e garanta mais sabor e saúde para a sua família.


Fonte:https://www.facebook.com/photo.php?fbid=699257796770292&set=a.458086347554106.118573.457805370915537&type=1&theater

Nenhum comentário: