terça-feira, 5 de novembro de 2013

DICA DO DIA...TERÇA-FEIRA 05/11/2013.

                            Vamos começar hoje com a dica do dia... O LIMÃO!!!

Pois é,muitas coisas já se ouviu falar sobre o limão nas dietas,hoje vamos esclarecer algumas duvidas que vocês possam ter a respeito desse fruto muito útil ao nosso organismo.




            Ele ajuda no processo de emagrecimento ou é só balela? Saiba mais!


Há mais de 20 anos, o limão tem a fama de queimar as gordurinhas indesejáveis da região abdominal e hoje, essa fama voltou aos sites especializados em emagrecimento e saúde. Afinal, tomar suco de limão em jejum emagrece?
Basicamente a dieta do suco de limão consiste em passar dez dias tomando o suco de limão diluído em água com açúcar e pimenta, sem nenhum alimento sólido. Essa dieta é bem radical e é claro que a pessoa vai emagrecer, ela está no mínimo reduzindo as calorias ingeridas... mas emagrece sem saúde.
Esse tipo de regime, e quando digo regime estou falando no sentido militar mesmo, pode prejudicar o organismo em pouco tempo.
Outra versão da mesma dieta, mas menos radical, é tomar o suco puro de vários limões, sem diluir em água, ainda em jejum, e ao longo do dia, ingerir outros alimentos normalmente. Mesmo comendo alimentos sólidos durante o dia, essa prática pode ser considerada pouco segura para melhorar a saúde, pois dependendo da quantidade de suco de limão ingerida diariamente, pode agredir o estômago.
Mas não é por isto que você deve evitar tomar suco de limão, em jejum ou não. Lembre-se sempre... tudo na vida com moderação é sempre a melhor maneira de ser mais feliz e com saúde!
Como fazer então?
Não exagere. Consumir o suco de até três limões por dia, junto com uma dieta equilibrada (sempre) é suficiente para você perceber uma boa diferença nas suas medidas depois de 1 mês. Antes de começar, pese-se e faça a medição da circunferência abdominal. Anote os valores. Depois de uma semana, volte a medir. Note a diferença na fita métrica e na balança.
Os reais benefíciosO ácido cítrico, existente nos sucos de limão tem ação adstringente no organismo, e ele acaba agindo como um detergente mesmo! Dissolve a maioria das toxinas e gorduras, fazendo uma faxina no corpo. Legal não é?
Mesmo dando a impressão que o limão é ácido, ele, na verdade tem ação alcalinizante e, por isso, deixa o pH do sangue e de outros líquidos corporais, menos ácidos. Com isto melhora o funcionamento do metabolismo do organismo como um todo, facilitando a perda e a manutenção do peso, evitando o efeito sanfona.
Por ter ação antisséptica (de limpeza mesmo), ele ainda ataca os microrganismos que provocam fermentação no estômago e no intestino e evita o acúmulo de gases e aquela sensação desconfortável de barriga inchada.
Cerca de 100 ml de suco de limão tem 40 mg de vitamina C. Essa quantidade não é muito em comparação à acerola e ao kiwi mas mesmo assim, possui ação antioxidante e por isso é capaz de diminuir os radicais livres, que são nossas inimigas (são aquelas moléculas que provocam o envelhecimento precoce).
Caso você seja prática, não curta tomar suco de limão em jejum e esteja pensando em tomar um suplemento de vitamina C no lugar do suco do limão para manter o corpo jovem, saiba que a troca nem sempre vale. Se tomar o suco de dois a três limões, a quantidade de vitamina C no suco supera o poder de um comprimido efervescente de 500 mg (além de ser mais barato!). Isso acontece porque, na fruta, a vitamina está ativa e conta com o auxílio de cálcio, potássio e outros nutrientes que melhoram seu aproveitamento pelo organismo.
Sabe aquela limonada suíça, feita com os limões inteiros, casca e tudo, batido no liquidificador? Se você não faz careta quando toma este suco saiba que na casca concentram-se os óleos essenciais cítricos, como o d-limoneno, princípio ativo que ajuda no combate à ansiedade, à depressão, ao câncer, além de dissolver cálculos renais e desentupir artérias. Ele é também um poderoso desintoxicante do organismo, além de ser rico em bioflavonóides, compostos com poderosa ação antioxidante. A dosagem preventiva de d-limoneno, é o consumo mínimo diário de três limões com polpa e casca.
Resumindo tudo...
Tomar suco de limão em jejum pode ser uma prática que vai te ajudar a emagrecer sim, mas não exagere na quantidade de suco e nem na alimentação do dia.
Taiti, siciliano ou cravo?
Todos os tipos de limões são mais de 70 variedades (!) têm as mesmas propriedades nutricionais e benefícios. Portanto, prefira aquele que estiver em maior abundância, mais bonito e barato no momento. Consuma-o fresco, muito bem lavado, todos os dias, se conseguir prefira o orgânico.
Receitinhas gostosas para desinchar
Esprema um limão num copo d'água, e beba sem açúcar ou adoçante, 30 minutos, antes do café da manhã para que a "faxina" não seja prejudicada por qualquer alimento sólido. Faça a mesma coisa antes do almoço e antes do jantar. Pronto. Sua dose diária de suco de 3 limões está completa!
Num liquidificador coloque um copo de água e 1 limão cortado em 4 partes, com casca e sementes e bata bem, até perceber que o limão ficou bem batido. Passe o suco por uma peneira, de preferência peneira de plástico e tome a limonada imediatamente.

Nenhum comentário: