quarta-feira, 5 de março de 2014

FESTIVAL DE COMPOTAS...DIVERSAS FRUTAS.

                                                            Olá pessoal!!!

Hoje vou postar para vocês receitas de várias compotas de diversas frutas,espero que gostem e façam as suas preferidas.São receitas simples e muito saborosas vale a pena anotar em seu caderno  de receitas e mão a obra.



Compota de maracujá

Ingredientes:

1 kg de maracujá
6 xícaras (chá) de água
1/2 kg de açúcar
1 pau de canela
1 colher (chá) de sementes de erva-doce
1/2 colher (café) de cravo-da-índia

Modo de preparo: Corte os maracujás ao meio e retire a polpa. Ponha em uma panela e junte uma xícara (chá) de água. Ferva até a polpa se desmanchar. Reserve. Misture o restante da água com o açúcar e leve para ferver até for mar uma calda em ponto de fio fino. Junte a canela, a erva-doce e o cravo. Ferva até a calda ficar grossa. Acrescente a polpa de maracujá e ferva por mais cinco minutos. Retire do fogo e deixe esfriar.



Compota de pêssego no micro-ondas

Ingredientes:

4 pêssegos frescos
2 colheres (sopa) de açúcar
1/4 de xícara (chá) de vinho ou do licor de sua preferência

Modo de preparo: Corte os pêssegos em oito pedaços e disponha-os em um refratário. Polvilhe-os com o açúcar e regue com a bebida. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por 20 minutos. Depois retire e coloque no micro-ondas por 15 minutos. Deixe esfriar e conserve na geladeira até o momento de servir.

Dica: Para um sabor especial, junte pauzinhos de canela à receita.

Compota de maçã

Ingredientes:

8 maçãs vermelhas firmes
Suco de 1 limão
2 xícaras (chá) de água
1 saquinho de chá preto
1/2 colher (sopa) de chá de noz-moscada em pó
2 colheres (sopa) de mel
1/2 xícara (chá) de uva-passa branca
Papel-alumínio suficiente para cobrir um refratário médio

Modo de preparo: Descasque as maçãs. Despreze o cabo e as sementes, mas reserve as cascas. Corte as frutas em pedaços grandes e derrame o suco de limão por cima, misturando bem, para que não escureçam. Em uma panela, leve as cascas para ferver por três minutos. Retire do fogo. Mergulhe por mais três minutos o saquinho de chá preto para preparar uma infusão e, em seguida, jogue-o fora. Coe. Acrescente o mel, a noz-moscada e a uva-passa. Em um refratário, distribua a maçã. Derrame a infusão com a passa por cima, cubra com papel alumínio e leve ao forno preaquecido por 40 minutos. Na metade desse tempo, retire o papel, mexa com delicadeza todas as frutas e cubra de novo. Depois espere esfriar e ponha na geladeira. Sirva com sorvete de creme, chocolate ou frozen de iogurte.



Compota de mamão verde

Ingredientes:

4 mamões verdes médios
2,2 Kg de açúcar
1 xícara (chá) de água
2 paus de canela
15 cravos-da-índia

Modo de preparo: Tirar as sementes e picar os mamões em uma vasilha com duas colheres de sopa de sal. Lavar bem, para tirar o amargo. Em um tacho, misturar o mamão, o açúcar, a água, a canela e o cravo e levar a fogo médio por cerca de 2 horas, mexendo sempre.

Compota de goiaba

Ingredientes:

1 kg de goiaba
1/2 kg de açúcar
4 paus de canela
2 xícaras (chá) de água

Modo de preparo: Lave bem as goiabas e depois remova as cascas. Corte-as ao meio e retire as sementes. Reserve. Ponha em uma panela o açúcar, os paus de canela e a água. Leve ao fogo médio e mexa com uma colher de pau até o açúcar se dissolver. Pare de mexer e deixe ferver por 15 minutos ou até formar uma calda rala. Junte as goiabas e abaixe o fogo. Cozinhe até ficarem macias, mas sem desmanchar. Retire do fogo e deixe esfriar. Transfira para uma compoteira ou guarde em potes de vidro.

Compota de Abóbora 

Ingredientes:

1 kg de abóbora
3 xícaras (chá) de açúcar
Canela em pau a gosto
Cravo a gosto

Modo de preparo: Descasque e corte a abóbora em cubos grandes. Em uma panela de pressão, coloque camadas de abóbora e açúcar. Junte a canela e o cravo. Tampe e leve à geladeira por 24 horas. Retire da geladeira, leve ao fogo e deixe cozinhar por 4 minutos, após o início da pressão. Desligue o fogo, deixe sair totalmente a pressão. Abra a panela, retire a abóbora e, se for preciso, deixe a calda no fogo até engrossar. Em uma compoteira, coloque a abóbora e, por cima, a calda. Deixe esfriar e sirva.

Dica: experimente servir o doce de abóbora com chantili.

Compota de abacaxi

Ingredientes:

1 abacaxi 
5 colheres (sopa) rasas de adoçante dietético para forno e fogão
6 cravos
1 pau de canela
1 e 1/2 xícara (chá) de água

Modo de preparo: Corte o abacaxi em rodelas e retire o miolo. Ponha em uma panela e polvilhe com o adoçante. Junte o cravo, a canela e a água. Leve ao fogo baixo por 20 minutos, aproximadamente, ou até o abacaxi ficar macio. Retire do fogo e deixe esfriar. Ponha em uma compoteira e sirva na temperatura ambiente ou gelada.

Dica: escorra e pique o abacaxi e utilize-o como recheio de bolo.

Compota de pera com groselha

Ingredientes:

12 miniperas ou 6 peras normais
Suco de 1/2 limão
3 xícaras (chá) de água
2 xícaras (chá) de açúcar
4 colheres (sopa) de groselha

Modo de preparo: Descasque as peras, mas deixe o cabinho. Passe no suco de limão. Em uma panela, misture a água, o açúcar e a groselha. Ponha a fruta escorrida e deixe ferver até a pera ficar bem macia.

Dica:
Faça compota de maçã usando a mesma receita e sirva com sorvete.

Compota mix de frutas

Ingredientes:

3 xícaras (chá) de água
1/2 kg de frutas variadas (pêras, figos, damascos, pêssegos, tâmaras a seu gosto) cortadas
1 xícara (chá) de ameixa- preta sem caroço
1/2 xícara (chá) de uva passa
1 xícara (chá) de cereja sem sementes
2 maçãs descascadas e cortadas em rodelas
1 xícara (chá) de açúcar
1 limão cortado em rodelas
6 cravos-da-índia
2 paus de canela
1 laranja, 1/2 xícara (chá) de uva
1/2 xícara (chá) de conhaque
2 bananas cortadas em rodelas grossas

Modo de preparo: Misture a água, as frutas variadas, a ameixa-preta e a uva passa numa panela com capacidade para 6 litros. Leve ao fogo e deixe levantar fervura. Tampe e cozinhe em fogo baixo durante 20 minutos, até que as frutas estejam macias. Adicione a cereja, a maçã, o açúcar, o limão e as especiarias. Tampe e cozinhe durante mais cinco minutos em fogo baixo. Rale a casca da laranja e reserve. Retire a película da laranja, divida-a em gomos e adicione-a às frutas na panela. Acrescente a uva ou ameixas fresca, a banana e deixe levantar fervura. Retire do fogo e adicione a casca de laranja reservada, mexendo bem. Tampe e deixe descansar durante 15 minutos.

Compota de Figo

Ingredientes

1/2 kg de figo
1 xícara (chá) de açúcar
1/4 de xícara (chá) de água
3 fatias de limão sem casca

Modo de preparo: Lave bem os figos em água corrente e reserve. Em uma panela, misture o açúcar com a água e leve ao fogo baixo. Ferva por 5 minutos. Acrescente os figos inteiros e as 3 rodelas de limão.
Cozinhe por aproximadamente 20 minutos ou até que os figos fiquem transparentes.

5. Deixe esfriar e conserve os figos em vidros fechados na geladeira.

Dica: esta compota pode ser congelada por 6 meses. Na hora de utilizá-la, descongele-a na geladeira.

Compota de manga com canela

Ingredientes:

4 mangas
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água
1 pau de canela
Canela em pó para polvilhar

Modo de preparo: Misture o açúcar e a água e leve ao fogo baixo até formar uma calda em ponto de fio fino. Enquanto isso, descasque as mangas e corte-as em fatias finas. Quando a calda estiver no ponto, junte os caroços e as mangas fatiadas, o pau de canela e cozinhe em fogo baixo por 20 minutos. Retire os caroços e deixe esfriar. Sirva polvilhado com canela em pó.

Compota de tangerina

Ingredientes:

8 tangerinas
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água
3 cravos-da-índia
1 pau de canela
3 colheres (sopa) de suco de limão

Modo de preparo: Descasque as tangerinas e separe os gomos. Retire a pele, sem desmanchar os gomos, e reserve. Ponha em uma panela o açúcar, a água, os cravos-da-índia e a canela. Mexa até dissolver o açúcar e leve a panela ao fogo baixo. Cozinhe por sete minutos ou até obter uma calda rala. Retire do fogo e descarte os cravos e a canela. Adicione o suco de limão e misture bem. Ponha os gomos de tangerina dentro da calda e deixe esfriar completamente. Em seguida arrume em uma compoteira e deixe na geladeira até o dia seguinte. Sirva na temperatura ambiente.

Fonte:https://www.facebook.com/revistasaboresdosul


Nenhum comentário: